Conecte-se conosco

Tribuna do Acre – Compromisso com a Verdade

Sena Madureira

Festival Municipal de Quadrilhas Juninas em Sena Madureira é sucesso de público e organização

A Prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, promoveu com sucesso o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas neste fim de semana. Aguardado com muita expectativa, o evento foi iniciado na noite de sexta-feira (7), quando a população marcou presença em massa na quadra Aurino Brito, no bairro da Vitória.

O festival começou com a apresentações de bandas locais e as tradicionais, além da escolha do melhor casal caipira. O evento também contou com a participação da quadrilha Sassaricano na Roça, de Rio Branco, que em sua apresentação contagiou o público com um show de alegria.

No sábado a noite foi marcada por belíssimas apresentações das quadrilhas juninas de Sena Madureira: ‘Farofa de Capeta’, ‘Manguaça’, ‘Luar do Meu Sertão’ e ‘Arrocha’. Após as apresentações, os jurados elegeram as três melhores, avaliando os seguintes quesitos: figurino caipira, beleza e simpatia, postura e expressão corporal, harmonia e conjunto, evolução do grupo brincante e alinhamento, originalidade e casamento caipira.

O corpo de jurados contou com a participação da produtora cultural da equipe do arraial cultural do Governo do Estado, Silvânia Mota; a decoradora e artesã Claudiane Silva da Conceição; a integrante do movimento junino do Piauí e Amazonas, Gilclei da Silva Paiva; o fundador da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (COOFEBRAQ), integrante do movimento junino de Brasília, Pernambuco e de Recife, Hugo Brown; e o músico integrante do Movimento Junino do Acre, ex-integrante da liga de Quadrilhas do Acre, Ed Jemes Cardoso, que está há 27 anos no movimento.

O secretário municipal de Cultura, Gilberto Lira, comentou sobre o apoio da gestão do prefeito Mazinho Serafim ao movimento junino. “O festival de quadrilhas é uma festa popular, e já é tradicional em nosso município, então, o apoio da prefeitura para as quadrilhas juninas de Sena Madureira foi importantíssimo para que esse evento tivesse o sucesso e a total aceitação do público”, finalizou Lira.

O prefeito de Sena, Mazinho Serafim, agradeceu a participação de todos os brincantes, bem como do grande público que prestigiou o evento, e disse que a prefeitura não mediu esforços para que o Festival fosse realizado. “A nossa avaliação é muito positiva. Graças a Deus o evento foi realizado com sucesso e quem ganha é a Cultura de Sena Madureira, pois os moradores puderam desfrutar de belíssimas apresentações. Por isso, queremos agradecer a participação de todos e dizer que a Prefeitura continuará buscando os mecanismos para fortalecer essa área em nosso município”, garantiu.

A chefe de gabinete da Prefeitura, Adriana Martha, participou da equipe de coordenação do evento e ressaltou o compromisso da gestão e a transparência do resultado. “Tanto os coordenadores como os jurados ficaram encantados com a organização e o apoio que a prefeitura, através do prefeito Mazinho, e a Secretaria de Cultura deram. A ideia é que ano que vem seja bem maior, a decoração foi uma atração à parte, os jurados amaram”, disse Adriana.

Repetindo o resultado de 2016, a grande campeã do festival foi a quadrilha ‘Farofa de Capeta’. Fundada no ano de 1995, a quadrilha se apresentou no festival com o tema “O fúar da feira, eu tenho pra vender, quem quer comprar?” Com 40 participantes, a quadrilha conquista novamente o título de campeã do Festival Municipal de Sena Madureira. Em segundo lugar ficou a quadrilha ‘Luar do Meu sertão’, enquanto ‘Manguaça’ terminou a competição em terceiro lugar. Com a premiação total no valor de R$ 6 mil, as equipes juninas foram premiadas ao final da apuração dos quesitos.

Veja a premiação oficial do Festival Municipal de Quadrilhas Juninas.

1º Farofa de Capeta

2º Luar do Meu sertão

3º Manguaça

4º Arrocha

Rei e Rainha: Farofa de Capeta

Casal de noivos caipiras: Farofa de Capeta

Melhor brincante: Luar do Meu Sertão

Narrador: Farofa de Capeta

Continue lendo...
Clique para comentar

Deixe aqui o seu comentário:

Veja mais em: Sena Madureira

MAIS LIDAS

Voltar