Conecte-se conosco

Tribuna do Acre – Compromisso com a Verdade

Geral

Paratleta acreano é convocado pela Seleção Brasileira e vai competir na Suíça

Foto: Reprodução TV Acre

Os resultados obtidos em competições nacionais gabaritaram a convocação do paratleta acreano Lucas Vinícius Damasceno para a Seleção Brasileira Paralímpica para disputar o Campeonato Mundial de Jovens de Atletismo, que ocorre na Suíça entre os dias 3 a 6 de agosto. Ele é o primeiro acreano a ser convocado.

Lucas é o primeiro colocado na faixa etária até 20 anos no Brasil e o segundo do país na classe funcional T-35. Na prova dos 100 metros, ele alcançou a marca de 14:36, que o classificou para a disputa.

Na expectativa de trazer medalhas para o Acre, o jovem atleta intensificou os treinos diários na pista de atletismo do Sesi, em Rio Branco. Ele comentou com emoção sobre a notícia que revelou a convocação.

“Foi emocionante receber a notícia da convocação. Agora é continuar trabalhando. Foi muito gratificante. É resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido junto com os professores e técnicos”, explicou o paratleta.

O jovem foi diagnosticado com paralisia cerebral em grau leve, que atingiu a visão e na coordenação motora, mas superou as restrições físicas com dedicação ao esporte. As paralisias cerebral e física não limitaram o jovem, que pratica o esporte há sete anos.

A técnica de Lucas, Raquel Thompsom elogia o atleta e se diz confiante em bons resultados na disputa internacional.

“Os treinos começam na pista. A gente faz uma parte na piscina, essa parte de relaxamento para ele e tem também academia. Todas manhãs do Lucas são de treinamento, faça chuva ou faça sol. Ele não reclama e é determinado. A gente tem no ranking apenas dois atletas, um da Austrália, outro e ele, entre os melhores tempos. Então a gente acredita que ele pode sim conquistar medalha”, destacou a técnica.

O pai de Lucas, Humberto Damasceno, é um entusiasta do filho. “Ele é estudioso, esforçado e dedicado. Estamos muito contentes”, concluiu.

O Mundial de Jovens é organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), e será disputado por atletas de 14 a 19 anos, em sua primeira edição.

O objetivo do evento de estreia é ajudar no desenvolvimento de jovens talentos na modalidade. A competição será disputada no Sport Arena, mesmo local que sediou uma etapa do Grand Prix do IPC Athletics nos últimos dois anos.

Continue lendo...
Clique para comentar

Deixe aqui o seu comentário:

Veja mais em: Geral

MAIS LIDAS

Voltar