O ativista e paciente renal Vanderli Ferreira usou as redes sociais para questionar porque integrantes do Governo Gladson Cameli vão se tratar em São Paulo quando são acometidos por Covid-19, sendo que o Estado dispõe de "boas estruturas" para tratamento da doença e "protocolos eficazes" para combatê-la.
"Já ficou claro que nenhum membro do governo infectado pelo CORONAVÍRUS não confia na saúde do nosso Estado, estão todos buscando tratamento na terra da garoa São Paulo." - disse.
Vanderli tem criticado bastante a forma como o Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco tem enfrentado a pandemia no Estado e principalmente, a falta de protocolos de atendimento prioritário para os pacientes renais, que sengundo o ativista, estão morrendo aos montes por falta de políticas de prevenção para este grupo de risco.
Semanas atrás, um funcionário público estava com coronavírus e seus amigos pediram ajuda para custeio de seu tratamento fora do Estado. Recuperado, ele afirmou pelas redes sociais que se estivesse permanecido no Acre, teria morrido de Covid e sugeriu que o fossem adotados outros protocolos.
“Faço este apelo as autoridades para que o protocolo de tratamento da covid-19 no Acre possa ser reavaliado e aperfeiçoado, que os hospitais e profissionais do nosso Estado possam trocar experiência com unidades de saúde de sucesso no tratamento da doença, como por exemplo o próprio Hospital Alemão Oswaldo Cruz, cuja taxa de mortalidade é baixíssima, para que seja oferecido o melhor tratamento possível aos cidadãos acreanos” disse o servidor na época.