Deputado afirma que, finalmente, riqueza da biodiversidade vai gerar renda para os municípios do Juruá
O deputado Sargento Cadmiel Bomfim (PSDB) vê na abertura da estrada ligando Cruzeiro do Sul a Pucallpa uma oportunidade para a expansão da produção agropecuária do Vale do Juruá e para facilitar o acesso de turistas ao Parque Nacional da Serra do Divisor. De acordo com o parlamentar, os produtores da sua região, por exemplo, estão ávidos pela valorização da sua farinha, que no momento está com o preço em queda por conta de um mercado saturado.
“A abertura do mercado de Pucallpa para nossa farinha seria excelente, aquela é uma região bem populosa que poderá ampliar nossas alternativas para comercialização”, comentou ele em pronunciamento na Audiência Pública “Interligação Cruzeiro do Sul – Pucallpa”. O evento foi realizado neste sábado, 2, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul.
Índio quer estar conectado
Sargento Cadmiel também destacou o impacto econômico do fomento ao turismo ecológico nos municípios do Vale do Juruá. “Esta estrada finalmente vai permitir que as pessoas possam conhecer a Serra do Divisor, um paraíso ecológico que possui a maior riqueza em biodiversidade do mundo, mas que quase não recebe turistas, pois o acesso é muito difícil”, argumentou ele. De acordo com o deputado, a estrada será aberta cumprindo todo o rígido protocolo exigido pela legislação, de modo que não afetará o meio ambiente e tampouco os povos que vivem em sua área de abrangência, a não ser para a melhoria das condições de vida.
“Nós visitamos aldeias em Feijó com a senadora Mailza e o que nós ouvimos de reivindicações? Os índios querem energia elétrica com placa solar e internet via satélite. É isso que os índios querem. Eles não vivem isolados por opção, eles querem estar conectados com o mundo. Hoje vivemos num mundo globalizado. Os índios querem celular. Os índios querem IPhone”, afirmou Sargento Cadmiel. Segundo ele, o discurso feito antigamente de que a estrada era uma ameaça aos indígenas já não faz sentido. “ Eles estão lá felizes com suas casinhas construídas, coberta de telhas, paredes de madeira, assoalho de alvenaria, posto de saúde. É isso que eles querem”, destacou Cadmiel, sob aplausos emocionados da plateia.
Assista o vídeo: