A deputada federal Mara Rocha (MDB), que é pré-candidata a governadora do Acre cobrou em sua rede social um posicionamento do governo do seu Estado sobre a redução da alíquota do ICMS sobre os combustíveis, transporte, telecomunicações e energia. Usando o argumento de que cinco estados da região norte aderiram a redução da base de cálculo do imposto, Mara disse que se fosse governadora já teria feito a redução no Acre.
De acordo com a pré-candidata do MDB, os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia baixaram a alíquota do ICMS, seguindo a lei federal, que impôs um teto para o imposto, a fim de frear a alta dos preços. A legislação limita o impacto para a inflação, ficando a alíquota de ICMS na casa dos 17% e 18% somente.
Em sua rede social Mara Rocha questiona o governador do Acre sobre seu compromisso e apoio ao governo federal. “Não é o momento de demonstrar real apoio, ao invés de esperar que uma decisão arbitrária, seja tomada por parte do STF, para que assim o senhor se posicione, usando a desculpa de que não fez a redução por impossibilidade?”.
No final da sua postagem a pré-candidata e adversária política do atual governo, parabenizou os cinco estados da região norte que diminuíram a alíquota do imposto, e destacou que o governo federal deixou bem claro que os estados que por ventura tenham prejuízo com a arrecadação, terão compensação do governo federal.