Superintendente do DNIT no Acre afirma que é necessário uma fortuna de R$ 15 bilhões de reais para reconstruir BR-364 destruída por buracos

Superintendente do DNIT no Acre afirma que é necessário uma fortuna de R$ 15 bilhões de reais para reconstruir BR-364 destruída por buracos

A afirmação foi feita em uma audiência pública, realizada na manhã desta segunda-feira (17)

Em uma audiência pública, realizada na manhã desta segunda-feira,17, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o superintendente do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transporte no Acre (DNIT), Carlos Moraes, afirmou que são necessários R$ 15 bilhões para reconstruir a BR-364 entre as duas principais cidades do estado.

No ano passado por duas vezes as obras de recuperação pararam por falta de recurso. O aliado a isso é o pior solo para uma rodovia e as obras malfeitas. Para que o valor da BR-364 não fosse maior, em muitos trechos áreas de bueiros foram cobertos com tabatinga, o mesmo barro da região que cede ao peso, por isso a estrada tem tantos buracos e erosões.

O diretor do DNIT, Carlos Moraes, chamou atenção dos deputados federais para que eles incentivem em Brasília o Governo Federal a buscar novas tecnologias que resolvem os problemas da BR-364. Pode-se gastar mais de R$ 50 milhões com empresas especializadas, mas as obras da BR-364 ficarão mais baratas e ela vai durar mais.

A previsão de reconstrução é apenas para 2024. Já para esse ano, o DNIT tem apenas a proposta de obras de recuperação dos trechos mais complicados, mas com os valores oferecidos individualmente pelos serviços vai ser difícil conseguir empresa interessadas.

“É um problema relacionado aos preços dos serviços das composições que estão defasadas em relação ao Acre, que é um estado muito longe do resto do Brasil, com isso, os insumos para chegar até aqui têm um alto custo”, diz o empresário Jarbas Soster.

Os três deputados federais presentes a audiência pública se comprometeram em se reunir com o resto da bancada para tentar buscar junto ao DNIT em Brasília projetos de manutenção da BR-364 com valores condizentes a região.

Se não conseguirem, a tendência é a BR-364 fechar quando chegar o próximo período invernoso, pois as obras não período sem chuvas não serão realizadas.

“É uma briga que a bancada federal na sua unanimidade abraçou junto ao Governo Federal e agora vai buscar os órgãos de controle e fiscalização para mostra a eles que nós precisamos buscar uma solução urgente”, acrescenta o deputado federal, Roberto Duarte

Entenda a situação
O DNIT abriu licitação para obras de recuperação da BR-364 entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul e nenhum empresa apareceu. O Governo Federal tinha em carteira R$ 120 milhões para gastar nos serviços desse trecho, a questão é que as empresas do Acre e dos outros estados acham que os valores pagos são baixos para o custo da obra.

Mediante a isso para buscar pedras as empreiteiras precisam rodar 700 km, o diesel é um dos mais caros do país e tem ainda o valor em cima de outros insumos. Além disso, está chegando o verão amazônico e por enquanto não existe previsão de quando vai começar a recuperação da rodovia entre os mais de 200 km entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

“O DNIT está fazendo as licitações e as empresas não estão participando e nós temos que resolver essa situação, pois o verão está chegando sem nenhuma empresa para fazer a obra”, explica o presidente da Mesa Diretora da (Aleac).

Agazeta.Net

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