O presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Acre - APARTAC- Vanderli Ferreira usou as redes sociais para demonstrar intensa a angustiante preocupação com a situação da Nefrologia da Fundação Hospitalar do Acre.
Vanderli afirmou que há casos de Covid -19 e ele teme pela vida dos pacientes que fazem acompanhamento na Fundação. Ele quer testes rápido para os pacientes renais e disse que nas dependências do maior hospital do Acre, a unidade não possui um "exaustor", equipamento de desinfecção que remove o ar poluído.
"Os pacientes renais precisam urgentemente desse equipamento que despoluir o ar úmido dentro da unidade de nefrologia, que é uma unidade velha e toda fechada. Portanto, o Estado já deveria ter disponibilizado esse equipamento e os testes rápidos para fazer no pacientes, por que dinheiro o governo federal mandou" - disse.
Vanderli clama para que a Secretaria de Saúde faça alguma coisa para preservar proteger os pacientes renais, visto que os pacientes renais estão entre os grupos mais vulneráveis.