O deputado estadual e sargento da Polícia Militar, Cadmiel Bomfim esteve participando, na manhã desta sexta-feira (15) de uma visita institucional ao Instituto Butantan, no estado de São Paulo.
O Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. As atividades de desenvolvimento tecnológico na produção de insumos para a saúde estão associadas, basicamente, à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano.
O Instituto existe deste 1901 e produziu soro contra a peste bubônica, que dizimou milhões de pessoas no mundo, no século passado. Durante toda a sua história, o Butantan produziu vacinas contra a gripe espanhola, influenza, difteria, tétano, raiva e foi extremamente importante na luta contra a pandemia do coronavírus, que tem assolado o mundo, pois produziu, em larga escala, vacina Coronavac, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.
O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica nas áreas de biologia e de biomedicina relacionados, direta ou indiretamente, com a saúde pública e realiza missões científicas no país e no exterior por meio das Organizações Mundial e Panamericana da Saúde, ONU (Organização das Nações Unidas) e da Unicef (Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas).
Ao site Tribuna do Acre, o parlamentar destacou a grande importância do Instituto Butantan para o país:
"Agradeço a Deus por esse grande Instituto, pois há mais de 100 anos vem ajudando a salvar a vida dos brasileiros, produzindo soros e vacinas para combater as mais diversas doenças infecto-contagiosas e teve uma importante contribuição na luta contra essa peste mortal, que é o Covid-19. O Butantan é de todos os brasileiros e merece todo o nosso respeito e gratidão" - finalizou.