Moradores da Rua 7 de Dezembro, no bairro Placas, entraram em contato com o site do Tribuna do Acre para reclamar de um esgoto entupido que transbordou e tem expelido coliformes fecais e causando intenso odor podre no ambiente.
"Esse esgoto transbordou e tem causado um fedor terrível. Gostaria que o poder público tomasse providências, porque não aguento mais sentir esse fedor" - disse um morador.
A falta de tratamento de esgoto tem feito com que Rio Branco, capital do Acre, continue entre os municípios com os piores índices de saneamento básico do país. O município acreano aparece entre os 20 piores do Brasil no Ranking de 2023, ocupando, mais precisamente, a 14ª posição.
Recentemente, o Instituto Trata Brasil divulgou a 15ª edição do Ranking do Saneamento com foco nos 100 maiores municípios. O levantamento faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
A população da capital acreana, conforme o estudo, é de 419.452 habitantes. De acordo com o estudo, 60,73% desses moradores têm acesso à água potável, apenas 22,67% tem coleta de esgoto e 19,88% esgoto tratado.
Foto: Elison Luiz