Internautas usaram as redes sociais para defender as faixas de pedestre com fundo azul que a Prefeitura de Rio Branco tem implementado no centro da capital e que será expandida em outras áreas da cidade.
Aliados do Prefeito resgataram uma antiga foto da Avenida Ceará, próximo ao Cemitério João Batista, onde existem faixas de pedestres com fundo pintadas de vermelho. Os internautas alegam que a foto era da época das gestões petistas, para repelirem os ataques dos críticos.
"Na época do PT, pintavam as faixas de vermelho e ninguém falava nada. Foi só o Boca pintar as faixas de azul que já se manifestou um monte de especialista de pintura de trânsito" - disse um internauta.
O digital influencer Alex Thomas usou suas redes sociais para se manifestar sobre a polêmica das faixas azuis.
"A faixa já foi vermelha. Na época não teve esse alvoroço todo e ninguém reclamou. Eu se fosse prefeito de Rio Branco, ia pintar de ROSA. Não julgo o Boca !!" - disse Thomas.
Outros internautas se manifestaram nas redes sociais.
"Estão perseguindo o velho Boca. Gostei da pintura da faixa. É diferente e bem nítida e dá de ver de longe pelos motoristas" - disse outro.
As pinturas estão sendo feitas no período noturno, quando há pouco trânsito na cidade. Em gestões anteriores, como a de Marcus Alexandre (PT), a prefeitura pintou as ruas com a cor vermelha, principalmente as ciclovias. Já na gestão de Socorro Neri (PSB), a cor escolhida foi o amarelo, que além de estampar os jarros da cidade, também deram cor às unidades de saúde e repartições públicas.
O diretor do RBTRANS, João Marcos Luz diz que a Prefeitura vai continuar expandindo a pintura das faixas de pedestres por toda a cidade.
"Vamos continuar pintando as faixas e as linhas divisórias de pistas. A revitalização será total, inclusive de placas. Ainda estamos entrando no verão e nós vamos iniciar esse trabalho. O CTB diz que a faixa é branca, e o fundo está azul. Essa foi uma decisão de gestão: poderia ter sido de outra cor, ou até amarela. Mas foi uma decisão de gestão que se pintasse de azul”, pontua.
Luz explica que o intuito é reduzir o número de acidentes, os quais, segundo relatório do Detran, 80% se dão pela infração às regras de transito, e outros 20% em razão da falta de sinalização. “Quero falar desse trabalho de revitalizar e o objetivo disse é evitar acidentes. Muitos acidentes ocorrem por falta de sinalização”, justifica o diretor.