O prefeito de Osaka, Ichiro Matsui, sugeriu ontem durante uma coletiva de imprensa que os homens são mais adequados para fazerem as compras durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a emissora CNN, ele disse que as mulheres demoram mais escolhendo produtos e isso pode gerar superlotação nos mercados.
De acordo com um levantamento do Banco Mundial feito em 2018, as mulheres representam 51,16% da população do Japão, a terceira maior economia do mundo.
Ontem, Matsui apontou as compras em supermercados como uma propagação potencial do vírus por conta de possíveis aglomerações nas lojas, o que ele atribuiu às mulheres.
"As mulheres demoram mais tempo para fazer compras porque vão em diferentes produtos e avaliam qual é a melhor opção", disse Matsui.
"Os homens pegam rapidamente o que lhes dizem para comprar para não ficarem no supermercado - isso evita o contato próximo com os outros", acrescentou.
A cidade de Osaka está em estado de emergência desde 7 de abril.
O Japão possui hoje mais de 12 mil casos da covid-19 e 328 mortes. O total de pacientes recuperados no país está em torno de 1.500.
UOL Notícias