Com recursos da Prefeitura de Rio Branco, via Fundo Municipal de Cultura, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), teve início na última segunda-feira, 3, na Escola Anice Dib Jatene, localizada no bairro Geraldo Fleming, o 1º Curso Básico de Libras para Quadrilheiros.
O projeto, que se encerra no dia 12/03, foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco de 2021, na área de patrimônio, com a intenção de disponibilizar mais conhecimento dentro do movimento junino, além de incluir a comunidade externa. Com os recursos do Fundo foi possível confeccionar um livro didático exclusivo para o projeto.
Foto: Dircom
Janaína Brito, diretora da escola que cedeu o espaço para a realização da oficina, analisa o trabalho realizado no local junto aos fazedores de cultura do movimento junino e a comunidade. “Nós temos já um trabalho de parceria com a Quadrilha Pega Pega, que costuma fazer seus eventos aqui no espaço da escola, além de nos ajudar a organizar o arraial. A comunidade participa bastante dessas ações, tudo que fazemos na escola temos a parceria deles”, destaca Janaína.
Foto: Dircom
O diretor de Políticas Culturais da FGB, Janildo Reis, observa o empenho da fundação para fiscalizar os projetos financiados pelo Fundo Municipal. “A oficina é muito importante para os quadrilheiros e comunidade em geral, além de ter pessoas da própria FGB fiscalizando os recursos provenientes da prefeitura que são aplicados nesses projetos. É muito bom ver pessoas que pela primeira vez fizeram projetos e foram comtempladas, e é muito bom ver essa inclusão deles”, afirma o diretor.
Dircom/Prefeitura de Rio Branco