O prefeito Tião Bocalom anunciou, durante a reunião com secretários e com o diretor presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, a perfuração de dois poços de 1.200 metros de profundidade para o fim do ano.
Segundo Bocalom, a prefeitura deverá investir cerca de R$ 2 milhões de reais na perfuração dos poços, com a expectativa de alcançar e explorar o Aquífero de Alter do Chão.
Bocalom quer substituir o abastecimento convencional da cidade, que realiza captação de água do Rio Acre por poços de grande profundidade.
Amazônia possui uma colossal reserva de água subterrânea com volume estimado de mais de 160 trilhões de metros cúbicos de água, capaz de abastecer os moradores da terra em 250 anos ininterruptos. Esse monstruoso aquifero é chamado de Sistema Aquifero Grande Amazônia e está localizado nas bacias Solimões, Amazonas, Marajó e Acre.
A decisão veio após os recorrentes problemas que tem causado interrupção de água em Rio Branco. Recentemente, o rompimento da adutora da ETA II causou a interrupção de água em 53 bairros. Bocalom já havia falado, em outras ocasiões que acabaria de vez com o problema de falta de água na Capital e após essa última interrupção de água, causada por problemas na adutora, sua gestão recebeu intensas críticas nas redes sociais.