Tribunal de Contas anula nomeações de aprovados em concurso do Depasa

Tribunal de Contas anula nomeações de aprovados em concurso do Depasa

As nomeações dos aprovados no último concurso do Departamento de Abastecimento e Saneamento (Depasa) foram anuladas pelo Tribunal de Contas do Acre (TCE/AC), segundo notificação publicada na última sexta-feira, dia 21, no Diário Eletrônico de Contas do órgão. A decisão trata de seleção realizada em 2019, já no governo de Gladson Cameli.

A decisão de nulidade foi tomada, por unanimidade, após os conselheiros da Corte de Contas consideraram que as contratações pós processo seletivo simplificado de 418 profissionais de nível fundamental e 78 superior estava em desacordo com as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Com a decisão, agora, o TCE vai anexar à prestação de contas do governo, do ano de 2019, para avaliar se houve ou não irregularidade durante o exercício financeiro do estado. E diz a relatora, a conselheira Naluh Gouvêia, que a situação deve ser informada ao Ministério Público do Acre, para providências.

“Dar conhecimento ao Ministério Público Estadual sobre a prática de realizar contratação temporária para atividades vedadas e a situação da autarquia de mais de 20 anos sem quadro próprio, funcionando apenas com mão de obra temporária, além destes corresponderem a mais de três quartos de todos os servidores do Depasa”, diz a publicação.

Ainda segundo a decisão da Corte, que é de novembro de 2020, mas só foi publicada em maio desse ano, deve ser aplicada uma multa de R$ 14.280,00, à ex-secretário de Planejamento e Gestão do Acre, Maria Alice Melo de Araújo. A decisão está disponível no site do Tribunal de Contas.

Foto: Marcos Vicentti

Por João Renato Jácome/Noticias da Hora

Compartilhar nas redes sociais:

Mais Notícias