Aconteceu na manhã deste sábado (27) no bairro Ayrton Sena, região da populosa baixada da Sobral a festividade de posse da nova Diretoria, que irá representar o bairro nos próximos três anos.
O presidente do bairro, Vânia Rodrigues, que está caminhando para um terceiro mandato voltado na luta em favor dos benefícios da população do bairro Ayrton Sena, agradeceu a presença de populares e de personalidades da política, dentre eles, seu amigo e ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, o "Chame Chame" que veio prestigiar sua posse e de sua nova diretoria para mais três anos de mandato.
Carismático, Chame Chame foi bastante tietado pela população presente, atendendo vários pedidos para tirar fotos e recebendo elogios dos moradores. O site Tribuna do Acre esteve no local e perguntou ao político sobre as eleições no ano que vem. Bastante educado, Chame Chame evitou falar sobre política e disse que só veio prestigiar a posse de sua amiga e que ficou lisonjeado pelo carinho que recebeu no evento.
Chame Chame sendo tietado pelas pessoas presentes/Foto: reprodução
A presidente do bairro, Vânia Rodrigues fez um balanço dos trabalhos realizados nos dois primeiros mandatos fez críticas à atual gestão do prefeito Tião Bocalom. Ela reclamou que o prefeito é inacessível e indiferente às demandas do bairro e destacou a presença do ex-prefeito Marcus Alexandre, o "Chame Chame" , que segundo ela, é seu amigo e "convidado de honra" do evento. Vânia relembrou a época que Marcus foi prefeito de Rio Branco, o classificando como "um ótimo prefeito" para os presidentes de bairro. Emocionada, a presidente desabafou e chegou a pedir para que Marcus Alexandre "retornasse logo" ao comando da Prefeitura.
O site Tribuna do Acre conversou com a presidente Vânia. Segue abaixo, a entrevista.
Tribuna do Acre: Quem é a presidente popular que estará à frente de um terceiro mandato na presidência do bairro Ayrton Sena, um dos mais populosos da Baixada da Sobral?
Presidente Vânia Rodrigues: Eu me chamo Vânia Rodrigues, minha vice é a Paula Rocha e o meu coordenador de esportes do bairro é o Carlos Pacheco. A secretária geral é a Ana Pacheco. Estes são os principais da chapa e os restantes são os coordenadores e fiscais, mas a base principal, da frente, são estes.
Tribuna do Acre: qual sua perspectiva para um terceiro mandato na presidência do bairro Ayrton Sena? Como você avalia a gestão do prefeito Tião Bocalom em relação aos presidentes de bairros?
Presidente Vânia Rodrigues: - esse é meu terceiro mandato como presidente do Ayrton Sena e é um desafio muito grande ser presidente de bairro, ainda mais nessa gestão de hoje, que é a gestão do Bocalom, porque ele não atende a comunidade , a gente renvidicou já várias vezes , deixou vários ofícios lá na Seinfra, ainda esse ano eu tenho ofícios pedindo melhorias das ruas após a alagação teve ruas que ficaram piores do que já eram, em estado crítico, inclusive vou citar a rua Passo Fundo, essa rua quando chove, atola e ninguém consegue passar nem a pé nela, porque eles ( Prefeitura) passaram, tiraram o resto de asfalto que tinha nela, prometendo revitalizar e até agora nada, então tem várias ruas que precisam ser melhoradas, como exemplo a Rua Salinas, onde a gente enfrentou uma briga grande para ajeitarem essa rua, tem a rua da creche, a rua da Prata, várias ruas daqui do bairro que precisam de reparos. Essas ruas e outros antes da alagação já eram críticas, hoje estão piores e a Prefeitura até agora não resolveu nada.
Tribuna do Acre: é sério que vocês, presidentes de bairro, não tem acesso ao prefeito Tião Bocalom?
Presidente Vânia Rodrigues: - O Bocalom é uma pessoa de difícil acesso , a gente como presidente de bairro não consegue chegar até ele, a gente é bloqueado, a gente vai até os secretários e os secretários falam que vão atender as demandas e finda que não fazem.
Tribuna do Acre: qual seria sua revindicação para atender a população do bairro junto ao poder público municipal?
Presidente Vânia Rodrigues: - a minha revindicação é que o prefeito atual olhasse mais para as comunidades, que ele possa enxergar que na comunidade tem pessoas que não votaram nele mas tem outras que votaram, e independente disso, que ele olhe para as comunidades porque somos cidadãos , somos pessoas que precisamos do poder público, que sejam realizados melhorias nas nossas comunidades, porque infelizmente, nessas gestão do Bocalom, não estamos tendo os serviços que melhorem a vida da população da periferia. O que posso dizer é que estamos vivendo uma situação crítica, pois o bairro inteiro precisa de reparos.
Tribuna do Acre: como cidadã, o que você projeta para o futuro de sua comunidade?
Presidente Vânia Rodrigues - O que eu almejo é que a gente tenha dias melhores, que a esperança chegue pra nós que realmente lute pela nossa cidade de Rio Branco.
Tribuna do Acre: essa esperança que você fala, pode ser classificada como a volta de Marcus Alexandre, o Chame Chame?
Presidente Vânia Rodrigues: Eu, como presidente e cidadã, quero que o Chame Chame volte a governar Rio Branco, porque ele era um prefeito que quando tinha alagação, ele tava dentro da água comigo, cansei de andar com o Marcus dentro da água aqui no Ayrton Sena, tirando famílias, tirando idosos que as vezes não queriam abandonar suas casas mas ele ia lá, sabe, Marcus é uma pessoa que tem amor no coração para ajudar as pessoas e ele tem força, coragem, determinação e ousadia para implementar melhorias na nossa cidade. Foi um excelente prefeito e meu sonho é que o Marcus volte, para melhorar não só o meu bairro Ayrton Sena, mas para melhorar os outros bairros, melhorar a cidade inteira, é isso que eu espero.
Na posse de Vânia, compareceram a Conselheira Tutelar Terezinha Santana, o vereador James do Lacen, o diretor da FOMAC, Márcio Pereira. Tem houve a presença do presidente do bairro Alan Kardec, o presidente do João Eduardo, Nonato Paiva, a Adriana, que foi presidente geral de bairros em Sena Madureira. Vânia destacou o apoio do deputado Afonso Fernandes.