Só existe uma forma de vencer a pandemia: buscando a Deus em oração em casa e obedecendo as recomendações sanitárias

Só existe uma forma de vencer a pandemia: buscando a Deus em oração em casa e obedecendo as recomendações sanitárias

"Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."

2 Crônicas 7:13,14

Quando o rei Salomão finalizou a construção do Templo em Jerusalém, e em agradecimento ao Senhor Deus, celebrou o rei uma grande festa, com participação de todo o Israel. 

E no dia oitavo realizaram uma assembléia solene; porque sete dias celebraram a consagração do altar, e sete dias a festa.

Assim, finalizou Salomão o grande Templo de adoração do povo judeu, e finalizou também a sua casa. A Bíblia afirma que que Salomão intentou fazer na Casa do Senhor e na sua casa, prosperou. 

Á noite, apareceu o Senhor Deus em sonhos ao Rei Salomão, e lhe falou aquilo que está escrito no começo desse texto, em negrito. 

A oração é um ato que impele o homem a buscar o seu Criador, quer em agradecimento por bênçãos recebidas, ou por enfrentar grande aflição existencial, física ou material. Existe vários exemplos na Bíblia Sagrada que reforçam o poder sobrenatural da oração, realizando milagres de situações praticamente impossíveis aos olhos humanos: quer livrando reinos de invasores poderosos, curando enfermos com doenças mortais, quer ressuscitando mortos, etc. A Bíblia é rica em relatos verdadeiros sobre o inigualável poder da oração. 

Estamos vivenciando um período ímpar na história: a ação cruel de um vírus mortal, oriundo da China, o Sars Covid-19, ou simplesmente, o coronavírus. 

Tal poder alastrador desse vírus já contaminou mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo, apontou o monitoramento da universidade norte-americana Johns Hopkins . No Brasil, temos mais de 4 milhões de contaminados, com saldo nefasto de aproximadamente 160 mil mortos. É um vírus extremamente perigoso. 

O nível de negacionistas desse vírus cruel que impede os ente queridos de velarem seus mortos é tão assustador quando os efeitos nefastos que ele provoca. Tudo isso porque homens ignorantes deixaram o temor de Deus de lado e subestimaram a inteligência que o Criador deu aos operadores da ciência, médicos e cientistas, autoridades de saúde. 

Mas existe sim, uma forma eficaz de vencer esse vírus do mal. 

Um dos primeiros mecanismos para se lutar contra essa peste é se humilhando diante de Deus em oração. Em sua casa, em seu quarto, é possível buscar o Senhor Deus, e se humilhar diante Dele, que é o autor da vida e que tem todo o poder no céu e na terra. Para se buscar a Deus, nesse período de pandemia, não há necessidade de se fazer ajuntamento de multidões. Uma oração simples e sincera, entre você e seu Deus, na sua casa, além de te aproximar do Dominador Supremo do Universo, ainda te ajuda a evitar uma contaminação desnecessária.

É claro que existem situações que é impossível permanecer dentro de casa. Portanto, a recomendação para aqueles que precisam sair para realizar afazeres cotidianos é a mesma: oração e respeito ás recomendações sanitárias. 

Disse Jesus em Mateus 6.6: "Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.   

O outro mecanismo para evitar a contaminação de covid-19 é tomando os cuidados necessários, recomendados pela autoridades sanitárias de saúde: usando máscaras, lavando as mãos com água, sabão e álcool em gel e mantendo o distanciamento social. Aos que precisam trabalhar para sustentar suas famílias, áqueles que precisam resolver problemas no banco, na lotéria, na rua e que se expõe aos riscos, o mecanismo é o mesmo. Ninguém pode deixar de trabalhar, e também não precisa ser negligente com as recomendações sanitárias. Desdenhar disso é fazer pouco caso da própria vida e da dos outros, afinal, especialistas em saúde estudaram para compreender o intrincado processo biológico e a natureza humana, com suas limitações e os ataques de agentes externos. Extremistas e negacionistas que, por questões ideológicas absurdas, tendem a negar os avanços científicos e por conseguinte, negam a inteligência que Deus deu aos homens, os capacitando para resolver os problemas mais complexos do corpo humano.  

Os milagres do passado foram realizados diretamente por Deus, haja vista que as coisas impossíveis só ele pode realizar. O que é possível, na nossa época, Deus deu aos homens a capacidade de resolver.

Portanto, evitar a contaminação por coronavírus é possível. E com a ajuda de Deus, se humilhando e pedindo proteção contra qualquer tipo de imprevisto, melhor ainda. O que podermos fazer Deus não realizará pela gente. Mas o impossível, só ele pode realizar.  

É possível ter fé em Deus para nos ajudar nos problemas que fogem do nosso domínio, e ao mesmo tempo, acreditar na ciência e nos dispositivos de contenção de problemas pandêmicos, recomendados por homens abençoados pela inteligência oriunda do Criador. 

 

Wagner Lopes é colunista do site Tribuna do Acre

Compartilhar nas redes sociais: