O candidato a vereador, deficiente renal e ativista da saúde, Vanderli Ferreira usou as redes sociais para dizer que, se chegar a ser eleito vereador de Rio Branco, disse que lutará para que seja implementado nas creches do município de Rio Branco o Programa de Prevenção á Diabete Infantil, para que as crianças que possuem ou que tendem a desenvolver esta doença crônica sejam alcançadas pelo programa de prevenção, com intuito de direcioná-las ao devido tratamento nas Unidades Municipais de Saúde e á alimentação adequada nas creches.
O ativista falou que existem mais projetos a serem defendidos na Câmara, caso seja eleito.
Vanderli Ferreira é ativista da saúde e foi o presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Acre, onde sempre desempenhou papel importante na luta por uma saúde digna e decente para os acreanos.
Abaixo, uma breve entrevista com o candidato a vereador e ativista da Saúde Vanderli Ferreira.
TRIBUNA DO ACRE - Vanderli, o que te fez ser um ativista em defesa da saúde dos acreanos?
Vanderli Ferreira - Sou paciente renal crônico e reconhecido como deficiente devido a uma lei apresentada pelo deputado Cadmiel Bomfim e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Acre, e sei perfeitamente como a saúde do nosso Estado é um caos e como os acreanos sofrem com esse descalabro crônico, deste os governos anteriores. Sofri terrivelmente e seu o que é entrar dentro de um hospital e não ter uma saúde com o mínimo de dignidade. Isso me fez pensar na vida e quais os meus objetivo neste plano terreno, e decidi lutar por algo que considero de um valor inestimável, que é a saúde. Já perdi amigos renais crônicos pelo simples fato dos Governos não terem um plano de prevenção á essa enfermidade cruel, e vendo esse sofrimento, decidi como meta de vida, lutar com todas as minhas forças por uma saúde de qualidade para o sofrido povo acreano.
TRIBUNA DO ACRE - Você acha que a saúde melhorou no Estado e no Município? Ouve alguns avanços?
Vanderli Ferreira - Não acho que houve avanços consideráveis. Postos de saúde municipal falta quase tudo: falta remédios, falta médicos, inclusive pediatras e da família; falta de consultas e postos deteriorados; pessoas nos corredores do Pronto Socorro esperando serem atendidas e o descaso com a saúde dos pobres da periferia em pleno século 21 é algo horrendo e inacreditável e eu vou lutar contra isso, na esfera municipal. Esse meu projeto que, caso seja eleito, vou lutar para que seja implementado nas creches de Rio Branco é porque existem muitos casos de crianças que desenvolvem diabetes. E desconheço ações para a prevenção dessa enfermidade por parte do poder público municipal. É como eu digo: a prevenção pode evitar enfermidades nas pessoas de todas as idades e classes sociais em Rio Branco ou em qualquer lugar do mundo.
TRIBUNA DO ACRE - Porque você quer ser vereador em Rio Branco?
Vanderli Ferreira - Porque quero fazer o que a maioria esmagadora desses vereadores que estão aí não fazem pela saúde dos rio-branquenses. Tenho vários projetos e várias áreas e quero ser vereador para poder cobrar com mais intensidade melhorias, principalmente, na saúde da população de Rio Branco, principalmente com foco na prevenção. A prevenção e a informação previne uma quantidade assustadora de doenças, e essa política tem que chegar na periferia, onde as pessoas estão abandonadas pelo poder público em todas as esferas.
TRIBUNA DO ACRE - Seu partido tem um candidato a prefeito, que é o professor Minoru Kinpara. Se ele for eleito, você vai ser incisivo na sua cobrança por uma saúde de qualidade?
Vanderli Ferreira - Gosto do Minoru e torço para que ele seja eleito. É qualificado e acredito que tem projetos executáveis para Rio Branco em todas as áreas. Agora, ou sendo ele ou qualquer outro candidato que ganhe a Prefeitura, se o povo de Rio Branco me der a oportunidade de representá-los na Câmara Municipal eu vou cobrar incisivamente por uma saúde de qualidade para a população de Rio Branco, pode ser o prefeito que for. Irei cobrar por melhorias tanto na saúde como na infraestrutura, saneamento básico,qualquer coisa. Quem vai mandar no meu mandato vai ser o povo de Rio Branco.