O Acre está em um vergonhoso patamar, quando se trata de transparência e governança pública, segundo o portal de Transparência Internacional. Na gestão do governador Gladson Cameli, o estado ocupa a última colocação.
A iniciativa avaliou 84 critérios divididos em oito segmentos, como Marcos Legais, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Transformação Digital, Comunicação, Participação e Dados Abertos, que são utilizados para mensurar a integridade dos trabalhos do poder público.
Ao tomar conhecimento, a pré-candidata ao governo do Acre, Mara Rocha, destacou que, se eleita, a transparência será a marca do seu governo.
"O nosso estado do Acre, em especial, está em último lugar no índice de transparência e governança pública. A criação do índice de transparência do governo foi uma das promessas do nosso governador que infelizmente não foi cumprida. Temos que planejar uma nova estratégia para que o nosso estado se torne mais transparente para assim alcançar o primeiro lugar positivo no ranking. Isso é essencial pois as pessoas precisam saber para onde o seu dinheiro está indo e o método de distribuição utilizado, tornado mais fácil o mapeamento de situações de corrupção, privilégios e prejuízos aos cofres públicos.'
Assista o vídeo: