O deputado estadual e sargento da Polícia Militar, Cadmiel Bomfim (PSDB) em sessão remota na Assembleia Legislativa do Acre nesta terça-feira (23/02/2021) pediu ao Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (DEPASA) que suspenda, durante os meses de Fevereiro e Março, a cobrança do talão de água e esgoto das mais de 120 mil pessoas atingidas pelas enchentes nos 10 municípios acreanos.
Cadmiel entende que as enchentes trouxeram 'grande desolação' aos moradores e que muitos perderam seus bens e que precisarão recomeçar novamente, e a cobrança da taxa nesse momento seria inoportuno. O parlamentar também pede que, após as vazante dos rios, que o Depasa disponibilize água potável para os atingidos suprimem suas necessidades.
"Indico à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, com fundamentação no art. 169, da Resolução n° 86/90 – Regimento Interno desta Casa de Leis seja caminhado expediente ao Excelentíssimo Governador do Estado Gladson Cameli, para que junto ao Departamento Estadual de Água e Saneamento - DEPASA, venha isentar da cobrança da conta de água e esgoto, nos meses de Fevereiro e Março, as pessoas que estão enfrentando as terríveis alagações, provenientes das enchentes dos rios Juruá, Envira, Iaco, Purus e Rio Acre, que tem assolado os municípios de Cruzeiro do Sul e adjacências, causado também, grande desolação, tristeza e incomensurável prejuízo em bairros de Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Manoel Urbano e Rio Branco, que foram afetados pelo poder devastador das águas, haja vista que a medida também visa garantir, gratuitamente, água potável para que essas pessoas venham a utilizá-la para desinfecção de suas casas e para própria subsistência, no pós-alagação. - finalizou o parlamentar.