Deputado Sargento Cadmiel garante hospedagem e traslado a pacientes dos municípios em Rio Branco

Deputado Sargento Cadmiel garante hospedagem e traslado a pacientes dos municípios em Rio Branco

Recepção na rodoviária ou no aeroporto, translado grátis, quatro refeições por dia e quatro funcionários à disposição. É assim que o deputado Sargento Cadmiel Bomfim (PSDB) abriga em Rio Branco pacientes de outros municípios que vêm em busca de tratamento médico na Capital.

Cumprindo uma promessa de campanha, o parlamentar feijoense inaugurou em 10 de fevereiro passado o projeto denominado Casa de Apoio O Bom Samaritano. “Esta é uma obra que nos deixa bastante felizes e realizados, pois só quem vive no interior sabe do sacrifício enfrentado pelas famílias que se deslocam a Rio Branco, doentes e sem ter um lugar onde se hospedar e acabam dormindo pelos gramados da Fundhacre e do Pronto Socorro”, comentou Sargento Cadmiel.

Localizada no bairro Nova Estação, a casa é ampla, arejada e aconchegante. Na entrada tem um jardim para passeio dos pacientes, uma área grande na frente e na lateral, um corredor para banho de sol, uma sala de recepção e espera, dois quartos, uma suíte, cozinha, área de serviço, refeitório e despensa.

Tem capacidade para abrigar quatro famílias que recebem café da manhã, lanche às 9hs e almoço servido das 11h até às 11h30; lanche às 15hs e jantar servido das 7 da noite as 7h40. A administradora do projeto, Hilda Gama, conta que desde a inauguração em fevereiro a Bom Samaritano já hospedou 49 famílias, em sua maioria vinda de Cruzeiro do Sul.

Todas as despesas correm por conta de recursos próprios do deputado. De acordo com Hilda, as despesas giram em torno de R$ 6 mil mensais, o que inclui alimentação e transporte por carros de aplicativos entre a rodoviária e o aeroporto até a casa e da casa até os locais de consulta ou de exames.

A permanência de cada pessoa na casa depende da necessidade do paciente. Os que exigem maior atenção são os de Cruzeiro do Sul, porque chegam de madrugada devido o horário de voo. Enquanto esses pacientes são trazidos para a casa de apoio, dona Hilda prepara um chá ou café com pão ou bolacha que é servido a eles depois de um banho.

“Eles vêm com muita ansiedade e esperanças, alguns bastante doentes de regiões isoladas do Vale do Juruá e se assustam com a organização, a abundância de comida e o tratamento individual que cada um recebe na casa”, relata a administradora.

A Casa foi inaugurada com um culto de ação de graças que teve a participação de pastores de várias denominações, assessores, funcionários e amigos do deputado Sargento Cadmiel. De acordo com o parlamentar, o projeto foi concebido logo no início de seu mandato, mas esbarrou em muitos problemas neste período, principalmente por conta dos quase dois anos de pandemia.

Dora Monteiro
Assessoria

Compartilhar nas redes sociais:

Mais Notícias