O Governador Gladson Cameli encaminhou á Assembleia Legislativa do Estado do Acre três projetos que beneficiam diretamente a classe dos militares do Acre.
Os projetos atentem aos constantes pedidos do representante dos militares na ALEAC, o deputado estadual e sargento da PM, Cadmiel Bomfim (PSDB), que desde que foi eleito, vem lutando por melhorias para a Polícia Militar do Acre e para o Corpo de Bombeiros Militar.
Os projetos de lei que chegaram para aprovação urgente na Assembleia Legislativa são antigas aspirações dos militares de ambas as corporações.
O primeiro deles garante aos praças e oficiais que estejam sendo processados judicialmente, mas que não foram condenados, a normalidade das promoções da carreira militar. O PL conhecido como “sob judice” vem reparar uma situação que prejudicava os servidores das corporações militares.
O segundo projeto de lei garante aos servidores civis das corporações a aposentadoria incorporando a gratificação de atividade militar (Gavam). Enquanto o terceiro PL cria o Sistema de Premiação Especial por apreensão de armas de fogo que beneficiará todos os profissionais que atuam na Segurança Pública do Acre.
O deputado sargento Cadmiel havia apresentado um anteprojeto para premiar os militares que apreenderem armas de fogo em 15 de maio de 2019.
Deputado sargento Cadmiel Bomfim, representante dos militares na Aleac
"Indico a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, com fundamentação no art. 169, da Resolução n° 86/90 -Regimento interno desta Casa Legislativa, que seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Gladson Cameli, no sentido de analisar a possibilidade de enviar a esta Casa Legislativa o Anteprojeto de Lei em anexo cuja ementa: "Dispõe sobre a premiação pecuniária por apreensão de armas de fogo, acessórios e munição aos policiais civis e militares integrantes da estrutura da segurança pública do Estado do Acre."
O parlamentar segue a luta pela tão sonhada titulação dos militares.