Pesquisa Delta: Bocalom é o mais rejeitado e Marcos Alexandre é o preferido dos eleitores na disputa pela Prefeitura em 2024

Pesquisa Delta: Bocalom é o mais rejeitado e Marcos Alexandre é o preferido dos eleitores na disputa pela Prefeitura em 2024

A agência de pesquisa DELTA, a pedido do MDB, realizou uma pesquisa de avaliação com dados referentes à preferência dos eleitores de Rio Branco nos candidatos que disputarão as eleições para prefeito, daqui a pouco menos de 2 anos.

Foram entrevistados 1.000 (mil) pessoas em Rio Branco entre os dias 02 e 06 de Janeiro de 2023, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais e para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Segundo os números da Delta, o atual prefeito Tião Bocalom (PP) é o mais rejeitado, com 31,82% da população de Rio Branco dizendo que não votariam no atual prefeito de jeito nenhum.

Já o ex- prefeito Marcus Alexandre, segue sendo o preferido da população. Segundo a Delta, 40% da população o querem de volta no comando da Prefeitura. 

Veja os gráficos abaixo:

No questionário espontâneo, onde o eleitor é perguntado aleatoriamente em quem votaria sem ser estimulado, o prefeito Bocalom lidera com 6%. 84% da entrevistados não responderam ou não souberam em quem votariam nas eleições de 2024.

 

Na pesquisa estimulada, onde estão todos os candidatos, a maioria dos entrevistados preferiram o ex-prefeito Marcus Alexandre; em segundo, vem o atual prefeito Tião Bocalom e em terceiro, a ex-prefeita Socorro Neri. Emerson Jarude foi preferido por 4% dos entrevistados.

 

Perguntados em quem votariam para prefeito de Rio Branco nas eleições de 2024, 41% dos eleitores entrevistados escolheram Marcus Alexandre; em segundo, vem o prefeito Tião Bocalom, com 23%. Neste tópico, não aparece o nome da ex-prefeita Socorro Neri.

 

Já com a presença do nome da ex-prefeita Socorro Neri, cai a intenção de votos do prefeito Marcus Alexandre. Mesmo assim, o ex-prefeito ganha de Tião Bocalom, com a preferência de 30% dos entrevistados. Bocalom está em segundo, com 18% e Socorro Neri está em terceiro, com 17%. Jenilson Leite vem em quarto.

 

Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, para Prefeito de Rio Branco nas eleições de 2024, Bocalom tem a maior rejeição entre os postulantes. 31,82% dos eleitores não o querem mais de jeito nenhum. Ney Amorim vem em segundo, com 16,67% e Marcus Alexandre, vem em terceiro, com 11, 36%. O menos rejeitado pelos entrevistados é o ex-deputado Jenilson Leite, com 0,76%. (Observação: a porcentagem foi mais de 100% por que foi dado o direito do eleitor responder mais de uma vez). 

 

Perguntados se apoiam a administração do Prefeito Bocalom, 29% dos entrevistados disseram que desaprovam a forma de Bocalom conduzir a prefeitura; 22% aprovam a gestão do atual prefeito e 49% se mostraram indiferentes da forma como Bocalom administra Rio Branco.

 

Os eleitores foram perguntados pela Delta se acreditam que o prefeito Bocalom cumprirá suas promessas até o final do ano de 2024. 75% dos entrevistados não acreditam que o prefeito cumprirá suas promessas; e somente 6% acreditam que Bocalom cumprirá em 2024 tudo que prometeu quando disputou as eleições em 2020.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:

Mais Notícias