O médico infectologista e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Thor Dantas, revelou pelo Twitter que mais de 300 pessoas já foram testadas para a Covid-19, e destes 28 já estão positivos, sendo 25 alunos da instituição, que estavam envolvidos na organização das festas ou eram convidados. As aulas práticas e de internato do curso de Medicina estão suspensas por pelo menos uma semana, após o surto ser revelado pelo Notícias da Hora, em primeira mão. Alguns alunos foram às festas e depois passaram visita nos hospitais, colocando pacientes em risco.
Segundo o médico, o panorama atual é o seguinte: “300 pessoas testadas, entre alunos e contatos. 28 positivos. 25 são alunos, 19 da mesma turma, 4 alunos convidados e 2 alunos que não estiveram no evento (um retornando de viagem). Há mais 3 casos entre convidados do evento”, revela Dantas, que tem se destacado como influenciador das boas práticas na pandemia de coronavírus. A Ufac ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, e o Ministério Público Federal (MPF) deve abrir inquérito para apurar a responsabilidade dos alunos e profissionais que foram à festa e, depois, aos hospitais onde ocorrem as aulas práticas.
Thor alega que “além de responder de forma adequada ao surto, é preciso também aproveitar a oportunidade de aprendizado que a situação traz a todos. Fizemos muito progresso na diminuição dos casos e da mortalidade, mas infelizmente a pandemia ainda não nos deixou, e o vírus segue circulando entre nós”, pontua o infectologista ao completar que “temos todos muitas responsabilidades, toda a sociedade e em especial os que nos dedicamos aos cuidados de saúde, produzimos, praticamos e defendemos a ciência.”
Notícias da Hora