O ativista e deficiente renal Vanderli Ferreira participou na manhã de desta terça-feira (01) de uma reunião a convite dos pacientes renais crônicos, junto ao Presidente da Fundacre, Coronel Santos e ao Diretor Financeiro da Fundacre, Moisés Marcelo.
Na pauta, Vanderli, que é deficiente renal, reivindicou várias demandas que representam o desejo dos pacientes renais acreanos. Uma delas é a volta do transplante de rim, que está paralisado há 2 anos.
Como profundo conhecedor do sofrimento dos pacientes renais, também pediu para que a alimentação dos pacientes sejam reforçadas e que eles sejam alimentados antes de entrarem na máquina de hemodiálise. O ativista solicitou que as licitações para aquisição de novas Vans sejam aceleradas, para que os pacientes sejam transportados e que a Fundação Hospitalar agilize a aquisição e confecções de fístulas dos pacientes, pois está havendo uma alta demanda de pessoas que precisam fazer essa fístula, que é o acesso onde o paciente faz o tratamento de hemodiálise.
Vanderli também pediu dignidade no atendimento aos pacientes e solicitou urgentemente a reforma da Nefrologia da Fundação, que está com seu prédio com as estruturas bastante comprometidas. O deficiente renal também defendeu a contratação de um farmacêutico o mais rápido possível: "o paciente renal precisa de um farmacêutico qualificado."
Em contato com o site Tribuna do Acre, o ativista disse que o Coronel Santos, responsável pela fundação, afirmou que algumas demandas seriam resolvidas o mais breve possível ( o reforço da alimentação dos pacientes, as licitações das vans seriam no mês de outubro e que daria uma atenção ás confecções das fístulas).
Nefrologia
Vanderli disse que o Coronel Santos estaria esperando a licitação para contratar a empresa que seria responsável pela reforma da Nefrologia.
Volta do Transplante
O ativista também disse que o chefe da Fundacre afirmou que a volta do Transplante depende da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e que o mesmo estaria a inteira disposição dos pacientes renais.