Um estudo conduzido por pesquisadores da Unicamp averigua por que pessoas obesas têm mais risco de desenvolver formas graves de Covid-19, para além do fato de serem mais propensas a ter comorbidades, como diabetes e hipertensão.
O motivo pode ser a maior quantidade de células adiposas (gordurosas) que os obesos apresentam. Isso levaria a que houvesse maior quantidade de “reservatórios” no organismo para o vírus causador da Covid-19.
“Temos células adiposas espalhadas por todo o corpo e os obesos as têm em quantidade e tamanho ainda maior. Nossa hipótese é a de que o tecido adiposo serviria como um reservatório para o SARS-CoV-2. Com mais e maiores adipócitos, as pessoas obesas tenderiam a apresentar uma carga viral mais alta. No entanto, ainda precisamos confirmar se, após a replicação, o vírus consegue sair da célula de gordura viável para infectar outras células”, disse Marcelo Mori, professor do Instituto de Biologia e coordenador da investigação, à repórter Karina Toledo, da Agência Fapesp.
Com informações do site O Antagonista