O ativista e deficiente renal Vanderli Ferreira esteve na manhã de terça-feira (22) na Secretaria de Saúde do Acre acompanhado do chefe de gabinete do deputado estadual sargento Cadmiel Bomfim, Luzivan Aguiar, a representante dos pacientes com Lúpus do Estado do Acre, Lene Queiroz.
O ativista foi reivindicar a crianção de um protocolo estadual de compra de medicamentos imunossupressores para os pacientes portadores de lúpus do Estado do Acre.
Segundo Vanderli, hoje não existe nenhum protocolo estadual para que o Estado possa adquirir esses medicamentos e enquanto esse protocolo não é feito, os pacientes de lúpus estão indo para a máquina de hemodiálise e outros, estão morrendo.
"O Estado precisa criar urgentemente este protocolo para que as pessoas com lúpus tenham o direito de receber seus medicamentos para tratamento desta doença. Muitas pessoas estão indo fazer hemodiálise e outras estão perecendo, infelizmente, devido a ineficiência do Estado" disse o ativista ao site Tribuna do Acre.
Vanderli disse foi bem recebido pelo Secretário Alysson Bestene e afirmou que teve respostas positivas ás reivindicações.
"O Secretário de Saúde nos recebeu bem e nos deu uma resposta bastante positiva, afirmando, inclusive, que já delegou um grupo para que este protocolo seja feito, para que a Sesacre possa comprar os medicamentos imunossupressores microfelanato de mofetila de sódio, para os pacientes de lúpus, com montagem do grupo técnico, com o Conselho Regional de Farmácia, para colocarem em prática este protocolo para posterior aquisição pelo Estado." pontuou.
O ativista também reivindicou a transferência de pacientes que fazem hemodiálise na Nefrologia da Fundação Hospitalar, para clínicas particulares até resolverem o problema estrutural do local, pois segundo ele, a sala de Nefrologia da Fundação está com infraestrutura decadente, comprometida e com uma demanda grande de pacientes.
"A Nefrologia da Fundação Hospitalar está sucateada, velha e não aguenta mais a alta demanda de pacientes, que são atendidos nos três turnos" - finalizou.