Em reunião na Sesacre, ativista Vanderli Ferreira cobra protocolo de compra de medicamentos imunossupressores no Estado

Em reunião na Sesacre, ativista Vanderli Ferreira cobra protocolo de compra de medicamentos imunossupressores no Estado

O ativista e deficiente renal Vanderli Ferreira esteve na manhã de terça-feira (22) na Secretaria de Saúde do Acre acompanhado do chefe de gabinete do deputado estadual sargento Cadmiel Bomfim, Luzivan Aguiar, a representante dos pacientes com Lúpus do Estado do Acre, Lene Queiroz. 

O ativista foi reivindicar a crianção de um protocolo estadual de compra de medicamentos imunossupressores para os pacientes portadores de lúpus do Estado do Acre.

Segundo Vanderli, hoje não existe nenhum protocolo estadual para que o Estado possa adquirir esses medicamentos e enquanto esse protocolo não é feito, os pacientes de lúpus estão indo para a máquina de hemodiálise e outros, estão morrendo.

"O Estado precisa criar urgentemente este protocolo para que as pessoas com lúpus tenham o direito de receber seus medicamentos para tratamento desta doença. Muitas pessoas estão indo fazer hemodiálise e outras estão perecendo, infelizmente, devido a ineficiência do Estado" disse o ativista ao site Tribuna do Acre. 

Vanderli disse foi bem recebido pelo Secretário Alysson Bestene e afirmou que teve respostas positivas ás reivindicações. 

"O Secretário de Saúde nos recebeu bem e nos deu uma resposta bastante positiva, afirmando, inclusive, que já delegou um grupo para que este protocolo seja feito, para que a Sesacre possa comprar os medicamentos imunossupressores microfelanato de mofetila de sódio, para os pacientes de lúpus, com montagem do grupo técnico, com o Conselho Regional de Farmácia, para colocarem em prática este protocolo para posterior aquisição pelo Estado." pontuou. 

O ativista também reivindicou a transferência de pacientes que fazem hemodiálise na Nefrologia da Fundação Hospitalar, para clínicas particulares até resolverem o problema estrutural do local,  pois segundo ele, a sala de Nefrologia da Fundação está com infraestrutura decadente, comprometida e com uma demanda grande de pacientes.

"A Nefrologia da Fundação Hospitalar está sucateada, velha e não aguenta mais a alta demanda de pacientes, que são atendidos nos três turnos" - finalizou. 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:

Mais Notícias