Fiocruz diz que vacinas aplicadas fora da validade não foram envasadas por ela

Fiocruz diz que vacinas aplicadas fora da validade não foram envasadas por ela

Além da vacina da AstraZeneca envasada pela Fiocruz, Brasil recebeu vacinas prontas da Índia e via Covax

A Fiocruz publicou nota nesta sexta (2) informando que as doses da vacina AstraZeneca que teriam sido aplicadas fora da validade não foram envasadas pela instituição.

A nota é resposta a uma reportagem da Folha publicada hoje, com o título ‘Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid; veja se você é um deles‘.

Segundo a Fiocruz, “[p]arte dos lotes (com numeração inicial 4120Z) é referente aos quantitativos importados prontos do Instituto Serum, da Índia, chamada de Covishield, e entregues pela Fiocruz ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) em janeiro e fevereiro deste ano. Os demais lotes apontados foram fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS)”.

A Fiocruz envasa a vacina da AstraZeneca usando IFA importado. Porém, além dessas vacinas, o Brasil também já recebeu doses importadas prontas para uso: do Serum e via consórcio Covax.

“A Fiocruz está apoiando o PNI na busca de informações junto ao fabricante, na Índia, para subsidiar as orientações a serem dadas pelo Programa àqueles que tiverem tomado a vacina vencida”, acrescenta a nota.

A Anvisa, por sua vez, destacou em nota que “não recebeu pedido de análise sobre a ampliação do prazo de validade da vacina da AstraZeneca ou foi consultada sobre a aplicação do produto fora do prazo definido em bula”.

Com informações do site O Antagonista

Compartilhar nas redes sociais:

Mais Notícias