O idoso José Oliveira, de 87 anos, que vive no Lar Vicentino, foi o primeiro acreano vacinado contra a Covid-19

O idoso José Oliveira, de 87 anos, que vive no Lar Vicentino, foi o primeiro acreano vacinado contra a Covid-19

O idoso José Oliveira, de 87 anos, que vive no Lar dos Vicentinos, foi o primeiro acreano vacinado contra a Covid-19 em Rio Branco, nesta terça-feira, dia 19. A cerimônia simbólica aconteceu no auditório do Pronto-Socorro, no Bosque.

Além de José, também receberam a primeira dose da vacina Maria José Monteiro, de 66 anos de idade e com 37 anos de serviço no Pronto-Socorro. Outra pessoa vacinada foi Elza Severino da Silva, indígena, de 49 anos. Além deles, a técnica em enfermagem Raimunda Gomes do Nascimento, de 68 anos, também recebeu a primeira dose da vacina.

A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus contou com a presença do governador Gledson Cameli e do prefeito Tiao Bocalom, e marca o início da vacinação contra a Covid-19 na capital acreana.

“Nesse primeiro momento veio pouca vacina, mas toda semana, e essa é a expectativa, nós vamos receber vacina. Vamos começar a vacinação pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente. Para isso, teremos também o auxílio do governo do estado, e vacinaremos diretamente nas unidades, otimizando o tempo dos servidores”, revela o secretário municipal de Saúde, Frank Lima.

Em todo o Acre, o plano estadual previa começar a vacinação apenas no dia 21, portanto, quinta-feira, mas isso foi antecipado para esta terça-feira. Nacionalmente, o Plano Nacional de Imunização (PNI) estava previsto para começar na quarta-feira, dia 20, mas o ministro Eduardo Pazuello cedeu à pressão dos governadores.l e autorizou o início nos estados desde a segunda.

Um avião C-130 Hércules da Força Brasileira pousou no aeroporto de Rio Branco às 6 horas, com as 41 mil doses do primeiro lote de vacinas anticovid para o Acre. A chegada foi acompanhada por autoridades do Estado e Município.

NOVAS DOSES - O governador Gladson Cameli disse, durante ato de armazenamento das 41 mil doses da vacina CoronaVac, na rede de frios do Estado, que a meta do governo federal é imunizar 20% da população até a primeira quinzena de fevereiro.

Ele destacou que “na próxima semana virão mais doses” da CoronaVac. De acordo com o mandatário do Palácio Rio Branco, toda a parte de logística para a distribuição aos municípios está pronta, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.

Esta era uma das preocupações de Cameli, de que o imunizante pudesse sofrer a ação do crime organizado. Antes de trazê-las ao Acre, Gladson pediu ao ministro Eduardo Pazuello reforço na segurança. O pedido foi atendido pelo ministro por meio do Ministério da Defesa, outra área chave do governo no processo de imunização da população.

TECNICA1

Com informações do portal Notícias da Hora

Compartilhar nas redes sociais:

Mais Notícias