Pesquisadores associam surto de sarna ao uso indiscriminado de ivermectina

Pesquisadores associam surto de sarna ao uso indiscriminado de ivermectina

 Artigo publicado pela Universidade Federal de Alagoas afirma que o uso do medicamento aumentou a resistência do parasita que causa a doençaP

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas publicaram um artigo em que eles associam um surto de sarna em Pernambuco ao uso indiscriminado de ivermectina, informa a Folha.

“O texto, produzido pelos pesquisadores Alfredo Oliveira-Filho e Sabrina Neves, ambos do IEF (Instituto de Ciências Farmacêuticas), e pelos estudantes Lucas Bezerra e Natália Alves, afirma que entre os elementos para o crescimento da resistência do Sarcoptes scabiei (parasita que causa a sarna humana) à ivermectina no Brasil estão a alta no consumo do medicamento e o aumento da dose na tentativa de tratar a Covid-19”, destaca o jornal. Os primeiros casos surgiram no início de outubro em Recife, em Camaragibe e Paulista, mas se intensificaram no mês passado. O vermífugo, usado para tratar de sarna e piolho, é um dos medicamentos do chamado kit-Covid tão propalado por Jair Bolsonaro e seus amigos negacionistas.

O Antagonista

 

Compartilhar nas redes sociais:

Mais Notícias