A cerca de uma semana atrás um Bombeiro Militar salvou a vida de um bebê que já estava sem respirar, hoje policiais militares do 5° BPM auxilia em parto, e mulher deu a Luz a sua criança sob os cuidados dos policiais militares, que detém conhecimento em medicina.
Os dois eventos evidenciam o elevado grau de profissionalismo e qualificação profissional dos militares acreanos, que enche nos de orgulho e tranquiliza nossa sociedade, pois esta sabe que sempre pode contar com seus militares pra qualquer situação.
"A sociedade acreana sabe que não nos limitamos a nossas atribuições legais, atuamos em todas as necessidades de nosso povo, acionados ou não, jamais deixaremos nosso povo sem ser atendido, mesmo que não seja nossa função." SGT KALYL MORAES, presidente da AME AC.
Parabenizamos os militares envolvidos, louvamos vossa atitude que dignificam e honraram nossa instituição.
Dos fatos:
"Policiais militares do Quinto Batalhão (5° BPM), vivenciaram uma ação fora da rotina profissional neste domingo, 21 de junho, em Brasileia, quando presenciaram e auxiliaram uma mulher a dar a luz.
Os militares receberam informações por meio do Centro integrado de operações em segurança pública (Ciosp), que uma mulher estava em trabalho de parto. Uma equipe policial estava nas proximidades e um componente da guarnição, acadêmico de medicina, se dispôs a ajudar.
Chegando ao local, os militares se depararam com o bebê no chão da casa, ligado à mãe pelo cordão umbilical. Com os recursos de que dispunham no momento, a guarnição realizou os primeiros procedimentos.
Em seguida, encaminharam a mãe e seu bebê para uma unidade hospitalar, para receberem o atendimento e cuidados necessários.
"Foi inacreditável, algo muito emocionante, chegar e poder ajudar em uma situação como essa será, com certeza, marcante na minha vida profissional." Relatou Sargento Rafael, sobre a experiência que viveu."
Texto adaptado da ASCOM/PMAC
Associação dos Militares do Acre