A Igreja Assembleia de Deus em Rio Branco usou as redes sociais para lamentar a morte do grande capelão e servo do Deus Altíssimo, Pastor Jozias de Paula ocorrida hoje (29) em sua residência na Baixada da Sobral, em Rio Branco - Acre.
Segundo informações de vizinhos, o velho capelão foi recolhido às mansões celestiais após um infarto.
O Presidente da Assembleia de Deus em Rio Branco, pastor Luiz Gonzaga, lamentou a partida do estimado servo de Deus.
"A ASSEMBLEIA DE DEUS EM RIO BRANCO celebra com Deus o término da jornada terrena do eminente Irmão JOZIAS PINHEIRO DE PAULA, que o Senhor recolheu, nesta manhã, à Sua Morada Eterna.
Ele cumpriu com fidelidade a carreira, constituindo-se num dos mais respeitáveis servos em seu tempo, pilar da Igreja de Jesus, exemplo de dedicação, intrepidez e grande ousadia como ministro do Evangelho.
Todos sentiremos a sua ausência física, mas prateamos com a alegria de, assim como ele, em vida, nos submetermos à boa, agradável e perfeita vontade do Senhor, em cuja Habitação festeja a morte de tão fiel e honrado santo.
À Família enlutada nosso mais profundo pesar e Intercessão sincera a que Deus os sustente e conforte, com firme fé na Palavra, Sentença Eterna de que “preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos” (Sl 116:15).
Rio Branco, 29 de junho de 2021
Pr, LUIZ GONZAGA DE LIMA
Reverendíssimo Presidente da ADRB
FIÉIS LAMENTAM
Fiéis da Assembleia de Deus em todo o Acre também lamentaram a morte do velho patriarca nas redes sociais.
O deputado estadual sargento Cadmiel emitiu uma nota de pesar, onde destacou a importância do velho capelão no Reino de Deus e seu testemunho como um servo bom e fiel.
"Pastor Josias era um grande baluarte, um verdadeiro homem de Deus e grande ganhador de almas pra Cristo" - disse.
Pastor Luzivan Aguiar lamentou a morte do Pastor Jozias de Paula.
"homem íntegro, reto, cheio de Deus, amante do conhecimento, deixou um legado incrível, respeitado na terra e no céu, Deus resolveu recolher para si essa árvore mui frutífera."
Missionária Cacilda Barbosa Santiago, que era grande amiga do Pastor Jozias, usou as redes sociais para também lamentar a partida do velho capelão:
Amigo querido, Mestre na Palavra, músico e evangelista. Homem de Deus exemplar, na família, na Igreja e na sociedade.
Aprendi muito com ele, meu professor , um paizinho que Deus me deu.
Algumas Lições de vida:
1) Aprender sempre;
2)Servir Sempre ;
3) AMAR sempre!
4) Ser fiel sempre!
5) Obedecer sempre!
Obedeceu mais uma vez o chamado do Pai e seguiu para o Lar eterno! Meus profundos sentimentos à ir Fany, seus filhos, familiares, amigos e irmãos na fé desse príncipe, que Deus nos agraciou por uns dias em prol do seu Reino na Terra!
Até breve meu querido amigo Pr. Jozias!
Os céus te recebem com aplausos!
“e Deus enxugará dos seus olhos toda a lágrima”..
Pastor Valério Oliveira da Silva, que é membro da Assembleia de Deus em Rio Branco e um dos historiadores da Igreja, resume a história do velho capelão Pr. Jozias Pinheiro de Paula:
Josias Pinheiro de Paula nasceu em 06 de novembro de 1942 em Sena Madureira - AC. Casou-se com Maria Francisca Pinto D´ávila Paula em 28 de abril de 1969. De seu matrimônio nasceram Amós, Eunice, Oseias, Elda e Josias Filho. Aos 18 (dezoito) anos de idade, sofrendo de paralisia nos braços, seu pai pediu à sua mãe que lesse o Salmo 102 sobre a sua cabeça para que ele se tornasse um crente, pois não havia nenhuma pessoa evangélica na região. Seu pai acreditava que assim ele seria curado. Mais tarde sua decisão por Cristo foi confirmada pela oração de um crente chamado José Vidal, mas Josias afirma que já mantinha profunda comunhão com o Senhor, e que, 12 (doze) dias depois, ele foi batizado com o Espírito Santo. Curado da paralisia e de uma doença muito desconfortável no rosto, causada por fungos, ele dedicou-se ao ministério da oração e serviço do Mestre, cooperando, inicialmente, com o pastor Francisco Vaz de Abreu, a partir 1968.
Josias Pinheiro foi ordenado ao diaconato em 1973. Ele conta que na época havia apenas dois diáconos na igreja em Rio Branco, Alvino Mendonça e José Gomes (cabo do 4º BIS). Em 1974 Josias assumiu a igreja em Senador Guiomard e dirigiu o trabalho por apenas 3 (três) meses, pois sendo vítima de um acidente automobilístico ficou impossibilitado de continuar à frente da obra. Em 1977 foi ordenado ao ministério de evangelista e no ano seguinte, ao ministério de pastor.
Josias Pinheiro, além de assumir a direção da igreja em Senador Guiomard, exerceu o ministério na liderança das igrejas em Brasileia, Plácido de Castro e Xapuri. Nessas igreja ele fundou e construiu muitas casas de oração
Há quase 20 (vinte) anos, ele desempenha importante trabalho na Assembleia de Deus de Rio Branco, ao lado do pastor Luiz Gonzaga de Lima. Em 2006 (dois mil e seis), indicado pelo então presidente da Convenção Estadual de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Acre, pastor Lázaro Humberto Lemes, ele assumiu o cargo de capelão, ligado à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, após ter recebido treinamento para o exercício da capelania em São Paulo.
Seu trabalho como capelão teve grande destaque em vários municípios do estado do Acre. Foram, por ele e sua equipe, realizados milhares de cultos nos presídios, nos hospitais, ao ar livre e em outros locais. Centenas de pessoas foram discipuladas e batizadas, além de vários trabalhos sociais realizados pelo seu ministério e seus companheiros.
Ultimamente, Josias Pinheiro estava afastado da capelania por problema de saúde, mas, mesmo assim, ele continuava atendendo convites das igrejas para levar a mensagem da Palavra de Deus, onde quer que fosse convidado.
Porém, hoje (29 de junho de 2021), às 8 (oito) horas da manhã, sentindo um mal-estar, Josias Pinheiro pediu à esposa que lhe preparasse um chá. Enquanto a irmã Francisca foi à cozinha e retornou, ele partiu para estar com o Senhor. Seu coração não resistiu ao um infarto do miocárdio, e assim, ele terminou seus dias de vida na terra, aos 78 (setenta e oito) anos de vida.