×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com id: 245

Deputado Sargento Cadmiel preside ato homenageando técnicos e gestores públicos

Deputado Sargento Cadmiel preside ato homenageando técnicos e gestores públicos

Aleac foi totalmente ocupada por integrantes de carreira que completa 15 anos de criação no Estado

“Somos nós que movimentamos esta máquina chamada administração pública”, bradou Marilene da Silva Lima, gestora de Políticas Públicas da primeira turma aprovada em concurso público em 2006. Marilene foi uma das oradoras da sessão solene realizada nesta quinta-feira, 18, em homenagem aos 15 anos da criação da carreira dos técnicos de Gestão Pública e gestor de Políticas Públicas do Estado do Acre.

O evento foi uma iniciativa do deputado Sargento Cadmiel Bomfim (PSDB) que também presidiu a sessão e fez o último pronunciamento do evento, um dos mais acompanhados pelo público através dos canais da Aleac nas redes sociais. “Fiquei muito feliz em ser escolhido para fazer esta indicação entre 24 deputados, pois tenho muita afinidade com esta categoria onde tenho um irmão e uma cunhada”, comentou Sargento Cadmiel.

O deputado lembrou que tem recebido em seu gabinete com muita frequência representantes da categoria e passou a notar o quanto demonstram união, organização e alto nível de educação e conhecimento. “São eles que detêm o conhecimento acerca das políticas públicas até porque muitas vezes conhecem a realidade mais do que o gestor da pasta a quem estão servindo”, observou Bomfim.

Casa cheia

Embora com a presença de apenas dois deputados, incluindo o comunista Edvaldo Magalhães, a sessão foi bastante disputada. O deputado Gehlen Diniz marcou presença, mas deixou a sessão no início. Participaram da mesa de honra os secretários Ricardo Brandão, de Planejamento e Gestão; Rutemberg Crispim, de Comunicação; José Amarízio, da Fazenda; Leonardo Silva Cesário Rosa, procurador-geral adjunto do Estado do Acre; José Radamés Lemos Ribeiro e Rosineia Costa da Silva Albuquerque, representantes do Sindicato dos Gestores de Políticas Públicas e dos Técnicos em Gestão Pública do Estado do Acre.

O técnico Estefano da Costa Vieira foi o primeiro a falar, representando a turma aprovada em 2006. Ao todo, o Estado realizou concursos em 2006, 2010 e 2012 envolvendo um total de 25 mil concorrentes. Rosineia, que falou em seguida, destacou que, embora tenham sido aprovados em concurso de nível médio, atualmente a totalidade dos técnicos possui nível superior e muitos deles com títulos de doutores e mestres.

Transversalidade

O procurador Leonardo destacou que a categoria, embora esteja abrigada sob o guarda chuva da Seplag, está presente em várias secretarias de Estado, tornando a transversalidade uma de suas características principais. “Temos vários técnicos trabalhando na Procuradoria e que nos ajudam a cumprir nosso papel. São de vital importância e durante a pandemia trabalharam em suas casas diuturnamente porque vidas estavam em jogo”, elogiou.

O secretário Rutemberg Crispim, que também pertence ao quadro de gestão de Políticas Públicas, lembrou o momento de sua posse na carreira em 2012 e agradeceu aos conselhos recebidos na época pelo deputado Edvaldo, então secretário da Sedens. Edvaldo também fez pronunciamento assumindo o encargo de cobrar o processo de transformação da carreira desta categoria em carreira de Estado.

Após os pronunciamentos de todos os componentes da mesa de honra, o deputado Cadmiel Bomfim agradeceu aos servidores que organizaram o evento e abriu a palavra para Gerliano Mouzinho Nunes, coordenador de Articulação Institucional do Sindicato, para encerrar o evento com uma homenagem a três colegas que partiram vitimados pela Covid 19.

Dora Monteiro

Assessoria

Compartilhar nas redes sociais: