O deputado estadual Emerson Jarude, que se autointitula "independente" foi alvo de críticas de militantes do MDB publicamente e nos bastidores.
Uma ala do Glorioso, que quer aproximação do Partido com o Governador Gladson Cameli classificou as manifestações de Jarude contra a Reforma Administrativa que criará novas secretarias como imprudentes, descabidas e individualistas, o chamando de "inimigo do povo, dos empregos, da juventude, do esporte e das mulheres.
"O Governador Gladson Camelim tá de parabéns. O deputado Tanízio tá de parabéns. Votou pela criação de empregos. Num estado caótico como o nosso, sem perspectivas , sem nada, onde a informalidade impera, eu vejo a criação de empregos como milagre. Os populistas que votaram contra sequer tiveram a hombridade de criar mecanismos por via de lei para fazer o Estado avançar na criação de postos de trabalho. Só quem é contra a reforma administrativa são aqueles que tem seu salário caindo no bolso todo mês. Quem é contra os empregos que o Governo quer gerar através da Reforma Administrativa atenta contra os princípios da dignidade da pessoa humana e fere a Constituição Federal" - vociferou um militante do Partido.
Com 4% de intenções de votos divulgado no mês de janeiro pelos principais institutos de pesquisa, o deputado Jarude ainda sonha em ser prefeito de Rio Branco.