O governo Gladson Cameli (PP) determinou a retirada de maquinário que fazia obras em ramais dos municípios de Acrelândia e de Epitaciolândia.
Coincidentemente, os municípios receberam a pré-candidata ao governo do estado Mara Rocha e o pré-candidato a deputado federal, Flaviano Melo, ambos do MDB, no último final de semana.
Em Acrelândia, segundo informações dos presidentes das associações Porto Luiz 1 e a de Mulheres Agricultoras, a retroescavadeira hidráulica foi retirada na manhã de quinta-feira sem o prefeito saber. Do Projeto de Assentamento Califórnia a pá carregadeira e a patrol que faziam o serviço de piçarramento não foram retiradas porque a comunidade se mobilizou e impediu, mas segundo eles a ameaça de retirar permanece: "eles disseram que voltariam no dia seguinte para levar as outras".
O clima no local é tenso. Os moradores estão preparados para impedir a retirada das máquinas.
"O governador não foi eleito com o voto da comunidade para perseguir prefeito e sim para trabalhar para comunidade. Os ramais estão há 4 anos sem melhorias. Esse governo não fez nada pela agricultura e não é retirando as máquinas que vai ganhar voto. Essas máquinas foram compradas com dinheiro do povo. O governo falta com o seu papel e causa prejuízo aos produtores. As máquinas não são do governador. Ele tá confundindo as coisas", diz o produtor.
"O governador tem que entender que tem que deixar as desavenças políticas a parte e mostrar para o que foi eleito. Tá deixando a desejar. Tá sendo negligente. É a agricultura que carrega esse país nas costas e os políticos tem que saber disso", diz o outro.
Acrelândia é administrada por Olavo Rezende (MDB).
Nas redes sociais a população mostrou indignação.
"Uma vergonha!!! O governador que teve apoio de quase 60% dos Acrelandenses hoje faz o se agradecimento ao povo de Acrelândia, levando as máquinas que estão beneficiando quem produz. Isso se chama covardia e perseguição", postou um internauta.
Em Epitaciolândia a equipe do governo conseguiu retirar as máquinas depois de três tentativas, pois a população não aceitou.
Foram levados de Epitaciolândia, dois caminhões (velhos); um rolo compactador (pé de Carneiro); um trator esteira; uma pá carregadeira (nova); uma motoniveladora (nova) e um caminhão caçamba novo. Máquinas que estavam fazendo melhorias de ramais onde é rota de transporte escolar.
Epitaciolândia é administrada pelo delegado Sérgio Lopes (PSDB).
No vídeo abaixo, discussão em Epitaciolândia, onde fica clara a motivação política da retirada das máquinas.
Por Acreinfoco