O famoso e carismático delegado de Policia Civil e candidato a vereador pelo MDB em Rio Branco, Roberth Alencar, disse que, se eleito, lutará para que o chefe do executivo municipal eleito implemente a primeira Guarda Municipal do Acre, no município de Rio Branco.
Segundo Roberth, esta será uma das suas bandeiras de luta, caso ganhe a disputa por uma das cadeiras da Câmara Municipal.
"A nossa encantadora capital Rio Branco, antes tão pacata, alcançou nos últimos anos posições de destaque no âmbito da segurança pública nacional. O município foi considerado no ano de 2017 pelo Atlas da Violência, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o 19º mais violento do país, entre aqueles com mais de 100 mil habitantes. Nesse contexto, é mais que notória a importância dos Municípios no contexto da segurança pública. A União e o Estado, não comportam mais, sozinhos, tamanha responsabilidade no que diz respeito à ordem pública e preservação do patrimônio. É inadmissível que o Município não participe, de forma direta e objetiva, de questões e medidas para prevenir e combater o crime. Colaborando socialmente e estruturalmente para atender as necessidades de ações de competência do Município, que tendem, nos tempos atuais, a se relacionar com as questões do Estado e da União." disse o experiente delegado.
Perguntado pelo site Tribuna do Acre sobre a importância da criação da Guarda Municipal, Roberth foi taxativo e disse que o Acre e o Distrito Federal são os únicos lugares do país que não possuem uma guarda municipal para ajudar as forças de segurança estaduais no combate ao crime.
"Atualmente o Estado do Acre e o Distrito Federal (em fase de tramitação legislativa) são as únicas unidades federativas que não adotam o modelo constitucional de Guarda Civil Municipal. Diante desse cenário, uma das minhas principais propostas na área de segurança e defesa social é lutar pela criação da Guarda Civil Municipal de Rio Branco-AC, que vai permitir a capital do Estado manter uma estrutura organizacional adequada às funções que deve desempenhar, no sentido de atender aos requerimentos da população no tocante à sua segurança, e destinar-se ao policiamento administrativo ostensivo, preventivo, uniformizado e aparelhado, especialmente dos parques, jardins, edifícios públicos e demais prédios pertencentes ao patrimônio do Município. Além do policiamento de natureza administrativa, pretende-se implementar e desenvolver no município de Rio Branco, de forma institucional e pioneira em nível local, a participação da Guarda Municipal em eventos diretamente relacionados ao contexto comunitário." concluiu.