O ativista e deficiente renal Vanderli Ferreira (PSDB) diz que, se eleito, lutará para que a Prefeitura de Rio Branco disponibilize o transporte para que pacientes renais que moram na zona rural façam o tratamento nas unidades de Nefrologia do município de Rio Branco.
Segundo Vanderli, o município de Rio Branco é um dos poucos municípios do Acre que não disponibiliza o transporte de pacientes renais e os que moram na zona rural tem dificuldades de se locomover e a maioria não possuem transporte próprio. O ativista disse que, se eleito, irá propor para que a Prefeitura possa fazer o cadastro desses pacientes para que possam ser beneficiados pelo transporte municipal.
"Vou lutar para que a Prefeitura Municipal de Rio Branco disponibilize uma camionete traçada para fazer o transporte dos pacientes renais crônicos que moram na zona rural de Rio Branco e que precisam se deslocar até as Unidades de Nefrologia do município. Muitos pacientes renais possuem outras comorbidades, impossibilitando assim, seu deslocamento até o local onde farão a hemodiálise. O artigo 196 da nossa Constituição diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O artigo 197 afirma que são de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado. Portanto, irei lutar para que os pacientes renais tenham o direito de usufruírem do poder público para atenderem as suas necessidades de deslocamento para esse tratamento que exige cuidados excepcionais" - disse o ativista, que é candidato a vereador e tem em seu histórico relevantes serviços prestados á causa renal no Acre.